Notícias


Publicado em 04 Agosto 2015
Compartilhe esta página:    

Presidente Dilma recebe pleito do Setor Filantrópico de Saúde

O presidente da Confederação dos Hospitais Filantrópicos, Edson Rogatti, será recebido na manhã desta terça-feira (04), pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Na oportunidade, Rogatti vai entregar um ofício, apresentando a situação do Setor, cuja dívida global já ultrapassa R$ 21 bilhões, e solicitando o estabelecimento de uma política de saneamento financeiro das instituições, por meio do BNDES, com juros e equalizações sob responsabilidade do Governo Federal.

Os presidentes das Federações e representantes estiveram reunidos na CMB, nessa segunda-feira, acertando os últimos detalhes do Movimento e a distribuição de tarefas, para garantir o sucesso da manifestação.

Na manhã de hoje, as faixas do Movimento Acesso à Saúde foram posicionadas ao longo da Esplanada dos Ministérios e no aeroporto de Brasília. Ainda pela manhã, os presidentes das Federações e os representantes das Santas Casas estão visitando os gabinetes dos deputados e senadores. As comitivas estão entregando uma carta aos parlamentares, o folder do Movimento Acesso à Saúde e convidando para a participação na reunião na Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, que acontece às 17h, nos Plenários 1 e 2 da Câmara. (Confira as fotos aqui)

Às 14h, o Movimento Acesso à Saúde, fará uma manifestação na Esplanada, com reforço no Ministério da Saúde. Na ocasião, gestores das entidades, profissionais da saúde e autoridades vão convidar a população para participar do movimento. Haverá a distribuição de folders que mostrarão a situação de dívida em que estas entidades se encontram. “Com este ato, queremos pedir apoio da população a exigir um direito que é dela, o de um atendimento rápido e de qualidade na rede pública de saúde”, explica Edson Rogatti, presidente da CBM (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos).

Às 17h, os manifestantes vão se reunir com a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, no Plenário 1 e 2 da Câmara dos Deputados, com o objetivo de apresentar o panorama do setor para os deputados federais e autoridades convidadas.

Os filantrópicos são responsáveis por mais de 240 milhões de atendimentos ambulatoriais do SUS por ano e em mais de 1.000 cidades a unidade filantrópica é a única alternativa de atendimento público para a população. No entanto, a tabela de valores SUS está bastante defasada e a dívida destas entidades aumentam a cada ano. “Em 2005, a dívida era de R$ 1,8 bilhões, em 2009 de R$ 5,9 bilhões e em 2011 R$ 11,2 bilhões. No final de 2015 será superior a R$ 22 bilhões”, completa Rogatti.

Mais informações:
www.facebook.com/movimentoacessoasaude
www.cmb.org.br/acessoasaude

Programação:
Dia: 04/08/2015
14h – Concentração em ato público
Local: Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios, Brasília – DF (A frente o Congresso Nacional, a esquerda o Palácio da Justiça. Próximo ao Ministério da Saúde).

17h00 – Reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) na Câmara dos Deputados
Local: Auditório do Plenário 1 – Anexo 2 - Câmara dos Deputados - Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes - Brasília – DF


Fonte: CMB
FAÇA SUA DOAÇÃO!
Seja um parceiro e colabore conosco DOANDO VIDA a quem precisa.
Contamos com você que reconhece a importância dessa instituição e sabe medir o valor de uma vida.
Botão doação

OUVIDORIA

Ajude-nos a entendê-lo melhor

  (62) 3307-7900

  ouvidoria@hospitalsaopiox.org.br

© 2026 - Associação Hospital São Pio X

Tags:

hospital são pio x

,

ceres goiás

,

hospital filantrópico

,

Saúde em Goiás

Produção Web Criações