O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) assumiu o compromisso de divulgar esta campanha. Dom Guilherme Werlang, bispo referencial do Mutirão para a Superação da Miséria e da Fome da CNBB, juntamente com o secretário do Mutirão, padre Nelito Dornelas e a irmã Graça Apolinário, do Conselho de Religiosos do Brasil (CRB) e conselheira do CONSEA, se comprometeram em divulgar a campanha nas comunidades religiosas. “Para tanto, solicitamos o empenho de todos na mesma. A campanha está disponível na internet. As pessoas pedem fazer a assinatura via internet ou por meio de uma lista. Esta assinatura é simples. Não necessita de documentos de identificação”, destacou o padre Nelito.
O padre ressalta ainda o envio das assinaturas à CNBB ou a CRB. “Estamos solicitando também que quem abraçar esta campanha, tenha a bondade de remeter as listas preenchidas para a CNBB ou para a CRB até o dia 08 de setembro. Elas serão encaminhadas ao CONSEA, que as enviará à FAO, para chegarem a ONU até o dia 16 de outubro, dia mundial da alimentação”.
O símbolo da campanha é um apito amarelo. A idéia é encorajar as pessoas a apitar contra a fome. “Deveríamos estar furiosos com o vergonhoso fato de que seres humanos ainda sofram de fome”, disse o Diretor Geral da FAO, Jacques Diouf.
Se o mundo continuar no mesmo ritmo de redução da fome, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir pela metade o percentual de pessoas com fome até 2015 não será alcançado. De cerca de um bilhão de pessoas com fome, 642 milhões vivem na Ásia, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e Norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.
Segundo José Graziano, diretor da FAO para a América Latina e Caribe, esta é a única região do Mundo que retrocedeu em número de pessoas com fome por causa da crise econômica. Nesta região, “quem não trabalha não come”. O único país que gerou empregos durante a crise foi o Brasil. “É um milagre”. Hoje, América Latina e Caribe têm mais pobres e miseráveis que nos anos oitenta. São 53 milhões de famintos quando eram 45 milhões em números absolutos. “Perdemos em três anos o que levamos quinze para avançar”. Na Guatemala, há uma criança desnutrida para cada duas. Ao mesmo tempo, aumenta o sobrepeso. “Comemos pouco e comemos mal.”
Quem tem fome, tem pressa, dizia Betinho. Por isso, a urgência da campanha lançada pela FAO em todo o mundo, que deve recolher um milhão de assinaturas até o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. O CONSEA está engajado. Falta engajar governos e sociedade. As assinaturas podem ser feitas por meios eletrônicos assim como haverá listas de assinaturas circulando em todos os lugares.
Cargo de vigilante - Novembro 2022
Resultado final do processo seletivo Nº 001/02/2021
Hospital São Pio X recebe doação de alimentos de alunos da Faculdade Evangélica de Ceres
Atualização dos casos de doença pelo coronavÃrus (Covid-19) em Goiás
Governo anuncia ações para conter o coronavÃrus em Goiás
Atualização dos casos suspeitos do novo coronavÃrus (Covid-19) em Goiás
Hospital São Pio X firma convênio de cogestão com a Pró-Saúde
Ministério da Saúde atualiza situação do novo coronavÃrus para os estados
Ajude-nos a entendê-lo melhor
(62) 3307-7900
ouvidoria@hospitalsaopiox.org.br
© 2026 - Associação Hospital São Pio X
Tags:Produção Web Criações