Notícias


Publicado em 22 Setembro 2014
Compartilhe esta página:    

Into faz mutirão de cirurgias de joelho no Rio de Janeiro

 Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias ortopédicas, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) inicia, nesta segunda-feira (22), mutirão de cirurgias de joelho. A ação, que acontece até sexta-feira (26), no Rio de Janeiro, prevê atender 120 pacientes que necessitam de procedimentos de alta complexidade.

 

Durante os cinco dias de atendimento serão realizadas cirurgias de alta complexidade, como artroplastia total primária, artroscopia, osteotomia e a reconstrução de ligamentos, beneficiando pacientes com artrose e artrites, além de lesões e deformidades que comprometem a função normal do joelho. Os procedimentos têm alto grau de resolutividade e recuperam a qualidade de vida do paciente.

“A maioria dos pacientes são idosos com diagnóstico de artrose, doença que causa o desgaste da articulação, provocando dor, inchaço e rigidez. A cirurgia restaura a função do joelho e alivia a dor, permitindo que a pessoa retorne às suas atividades diárias. Os pacientes passam ainda por tratamento de fisioterapia para ajudar na reabilitação”, explica Naasson Cavanellas, especialista em joelho e vice-diretor do Into.

O Centro de Cirurgia de Joelho, do Into, conta com equipe multidisciplinar e realiza cerca de mil consultas e 120 procedimentos cirúrgicos por mês. Em 2013, alcançou sua maior produção, com 1.524 cirurgias diversas ao longo do ano, sendo a maior parte de artroplastia total primária, para substituir a articulação por prótese. 

AVANÇOS - Desde 2013, o Into vem adotando uma série de medidas para ampliar e acelerar o atendimento cirúrgico aos pacientes ortopédicos. As ações estão sendo realizadas em conjunto com representantes do Ministério Público Federal e do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), do Ministério da Saúde. Entre as ações destacam-se 19 mutirões de cirurgia, incluindo o mutirão de cirurgias do joelho realizado nesta semana.

 

O Instituto também realizou o recadastramento e a revisão administrativa e assistencial de pacientes da lista de espera, além de formalizar parcerias com unidades de saúde com serviço de ortopedia, como os hospitais estaduais da Criança e Dona Lindu, no Rio de Janeiro. Essas medidas permitiram a redução da fila, que em dezembro de 2012 era de 21,2 mil pessoas, para 14.077 mil, sendo 5,2 mil incluídos este ano. De janeiro de 2013 para cá, foram realizados 14.420 procedimentos cirúrgicos até setembro  de 2014. Em relação a 2012, houve um aumento de 42% no número de cirurgias. 

Maria Beatriz Fafiães 
Atendimento à Imprensa 
(21) 2134-5145 / 99746-4146


Fonte: Portal Saúde
FAÇA SUA DOAÇÃO!
Seja um parceiro e colabore conosco DOANDO VIDA a quem precisa.
Contamos com você que reconhece a importância dessa instituição e sabe medir o valor de uma vida.
Botão doação

OUVIDORIA

Ajude-nos a entendê-lo melhor

  (62) 3307-7900

  ouvidoria@hospitalsaopiox.org.br

© 2025 - Associação Hospital São Pio X

Tags:

hospital são pio x

,

ceres goiás

,

hospital filantrópico

,

Saúde em Goiás

Produção Web Criações