Publicado em 14 Março 2011
Caravana contra Dengue chega à s regionais São PatrÃcio e Rio Vermelho
Ceres e Goiás, sedes das regionais São Patrício e Rio Vermelho, respectivamente, são os próximos municípios que serão visitados nesta terça-feira, dia 15, pela Caravana contra Dengue, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), que desde o dia 25 de fevereiro começou a mobilizar o interior goiano contra a doença. O titular da SES-GO, Antônio Faleiros Filho e sua equipe técnica estarão às 9 horas, em Ceres e às 15 horas, na cidade de Goiás.
Ano passado foram notificados 6.131 casos de dengue e quatro óbitos na regional São Patrício. Este ano, até o dia 5 de março, foram notificados 401 casos. Formam a regional os municípios de Ceres (sede), Carmo do Rio Verde, Ipiranga de Goiás, Morro Agudo de Goiás, Nova América, Nova Glória, Rialma, Rianápolis, Rubiataba, Santa Isabel, São Patrício, Uruana, Goianésia, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Vila Propício, Itapaci, Campos Verdes, Crixás, Guarinos, Pilar de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Uirapuru, São Luiz do Norte, Jaraguá e Itaguaru.
A cidade de Goiás é o quinto município goiano com maior número absoluto de casos no Estado este ano, são 192 dos 409 notificados na regional Rio Vermelho. Em 2010 foram notificados 2047 e cinco óbitos. Também fazem parte da regional: Araguapaz, Aruanã, Faina, Itapirapuã, Matrinchã, Mossâmedes, Nova Crixás, Itaberaí, Americano do Brasil, Heitoraí, Itaguari, Itapuranga, Guaraíba, Britânia, Jussara, Santa Fé de Goiás.
“Nossa intenção é fazer uma grande mobilização em todo o Estado para não repetir o mesmo quadro que presenciamos o ano passado, com mais de 115 mil casos notificados e 90 mortes”, ressaltou o secretário Antônio Faleiros Filho, ao destacar a importância do envolvimento dos servidores dos órgãos públicos na eliminação dos criadouros, bem como da parceria com a iniciativa privada.
A reunião em Ceres será na Associação Comercial e Industrial de Ceres e Rialma, que fica na Avenida Brasil, nº 703, Centro. Na cidade de Goiás, as autoridades se concentram no Teatro São Joaquim, rua Moreti Forgia, s/nº - Centro.
Semana 9 – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais) foram notificados até o último dia 5 de março, 10.174 casos e confirmado um óbito. A redução em notificações é de 82,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice de óbitos diminuiu 97%. Em 2010, nesta mesma época, haviam sido confirmadas 35 mortes.
Os dez municípios com maiores índices absolutos da doença são: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Goiás, Goianésia, Jataí, Piracanjuba, Trindade e Itumbiara. Só na capital foram notificados 4.405 casos.
Fonte: Saude Goiás