História


História da ação

 

O Hospital São Pio X é uma instituição privada, sem fins lucrativos e detentora do CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Sociais na área da Saúde. Por ser o hospital conveniado ao SUS no município de Ceres, atendemos os pacientes através de contrato com a Prefeitura Municipal, gestora do SUS e dos encaminhamentos através da Secretaria da Saúde feitos pela AIH,s – Autorização de Internação Hospitalar.

 

Ceres é considerada pólo regional na prestação de serviços de saúde, com uma abrangência de 27 municípios, com população aproximada de 300.000 habitantes, dispõe de uma ampla rede hospitalar. São 10 hospitais, 15 farmácias, 8 clínicas e laboratórios e mais de 70 profissionais médicos.

O Hospital São Pio Xº, entidade filantrópica de caráter público, efetivou uma metodologia de atendimento própria, sempre atuando no fortalecimento da saúde pública. 

O atendimento desenvolvido ao longo das décadas de 70, 80 e 90 fundamenta-se em práticas humanizadas, simplificadas, eficientes, acessíveis e com alto índice de resolutividade. O hospital vem desenvolvendo um modelo de atenção humanizada ao parto e ao nascimento. A qualidade deste atendimento tem sido reconhecida nacional e internacionalmente e conferindo ao Hospital vários prêmios e títulos: 

  • Em 1994 recebeu o título de “hospital amigo da criança”, sendo o 1º do estado de Goiás e o 11º do Brasil, pelas ações desenvolvidas pelo incentivo ao aleitamento materno.
  • Em 1999 recebeu do Ministério da Saúde o “Prêmio Galba de Araújo”, pelas ações de humanização ao parto-nascimento.
  • Em 1999, o Hospital São Pio Xº passou a ser uma das 14 maternidades referência da Secretaria Estadual de Saúde, integrando o “Pacto dos 1000 dias à favor da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente”, sendo referência para gestantes HIV positivas e para o  projeto Nascer – MS.
  • Em janeiro de 2000 recebeu o título de “Maternidade Segura” pelo Ministério da Saúde, FEBRASGO e UNICEF, sendo a 4º do Brasil. 

Esta metodologia de trabalho aproximou a equipe do Hospital com outras experiências no Brasil.Na década de 90 em parceria com o Ministério da Saúde a equipe realizou cursos de capacitação em Atenção Humanizada ao Parto e Nascimento em vários estados do país e, também ofereceu cursos teórico-práticos na própria maternidade do hospital para profissionais de vários estados. Estas capacitações realizadas na maternidade têm uma importância fundamental na consolidação prática de condutas simplificadas, integradas e humanizadas, contribuindo na assimilação pelos participantes de um modelo diferente de atenção ao parto e ao nascimento.

Em 2001 o Hospital São Pio Xº passou a fazer parte do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar do Ministério da Saúde, sendo um dos 90 hospitais de referência para os próximos hospitais que ingressarão no referido programa. No âmbito da formação, o Hospital São Pio Xº tem caráter consolidado. É campo para estágios de agentes comunitários de saúde, técnicos de nível médio, profissionais de nível superior.

Em 1997, o Hospital manteve convênio com a Universidade Católica de Goiás (UCG), tornando-se campo de estágio prático para acadêmicos de enfermagem na área de habilitação em obstetrícia, e também para o curso de especialização em obstetrícia. Recebeu também residentes em ginecologia e obstetrícia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás no ano de 1998.

Manteve convênio com a Universidade de Brasília (UNB), e recebeu estagiários de medicina para acompanhar os diversos setores do Hospital em 2003. Também possibilitou aos estagiários acompanharem outras ações de saúde desenvolvidas nos bairros e cidades vizinhas.

Por todo este trabalho e pela qualidade no atendimento o Hospital São Pio Xº, tem se colocado como um “porto seguro” para as gestantes e os demais usuários do SUS e tem respondido prontamente às políticas implantadas pelo Ministério da Saúde. Haja vista suas atividades assistenciais em 2009. 

Apesar de todo reconhecimento em âmbito nacional e internacional, o Hospital vive uma situação contraditória, deparando-se com dificuldades financeiras insustentáveis. Outro desafio que enfrenta é a falta de profissionais para atuarem na maternidade e demais clinicas. O que ocorre pela situação financeira que não permite ter uma equipe com dedicação exclusiva e assegurar assim sua proposta iniciada nos anos 70.

FAÇA SUA DOAÇÃO!
Seja um parceiro e colabore conosco DOANDO VIDA a quem precisa.
Contamos com você que reconhece a importância dessa instituição e sabe medir o valor de uma vida.
Botão doação

OUVIDORIA

Ajude-nos a entendê-lo melhor

  (62) 3307-7900

  ouvidoria@hospitalsaopiox.org.br

© 2018 - Associação Hospital São Pio X

Tags:

hospital são pio x

,

ceres goiás

,

hospital filantrópico

,

Saúde em Goiás

Produção Web Criações